sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cidadãos do céu




Quem nunca teve a oportunidade de ouvir um toque da campanhia de sua casa ou dizer: “tem gente batendo palmas” e, ao abrir a porta, se deparou – geralmente – com um homem engravatado e uma mulher bem vestida? Ou ainda espiou pela janela sem querer se fazer perceber e disse: “Ih, Testemunhas de Jeová”?

Lembro-me da minha mãe. Ela nunca deixou de atender a estas pessoas. Contudo, após ouvi-las atentamente, nunca pegava “A Sentinela” ou “Despertai” sem antes oferecer o “Mensageiro de Santo Antonio” ou a “Milícia da Imaculada”. Como geralmente os nossos irmãos recusavam-se a aceitar (ainda recusam!) os artigos católicos, ela tinha argumentos “mais educados” para não aceitar as suas revistas também.

Uns meses atrás nossa campanhia tocou. Um homem negro de bela aparência e uma jovem senhora muito simpática e bem vestida ficaram, aparentemente, desconcertados ao verem uma religiosa abrindo a porta!

Fui até eles, cumprimentei-os e começou, por parte deles a “pregação” até que uma pergunta surgiu: “Irmã, pra senhora o que é o Espírito Santo?”

Eu disse: “Eu não vou responder O QUE É o Espírito Santo, mas QUEM É o Espírito Santo, porque para nós (cristãos) o Espírito Santo é uma PESSOA!

E discorri um pouco sobre a consubstancialidade do Espírito Santo ao Pai e ao Filho (CIC art 685) e que só chegamos ao conhecimento do Pai e do Filho por meio do Espírito Santo (Santo Irineu). Por fim, eu disse: o Espírito Santo é o AMOR entre o Pai e o Filho e é Mistério do qual devemos fazer a experiência. Os dois me olhavam atentamente até que o E... me disse: “Interessante esta expressão ‘Amor entre o Pai e o Filho’.” Perguntou meu nome, me deram uma “A Sentinela” e sem muitas palavras ambos se despediram.

Mas acho que faltei por omissão! Eu devia tê-los convidado a entrar e mostrado nossa capela! Mas, ‘tá bom, haverá oportunidades... e outra, eu não segui o ensinamento da minha mãe!!

Semana passada, Ir. Rita atendeu ao mesmo casal (insistentes eles, não???) e perguntaram: “A Ir. Patrícia está?”

Eu não estava, que pena! Mas a Ir. Rita fez “a caridade” de pegar dois fascículos de “A sentinela” e dois do “Despertai”. Nós duas faltamos à aula da D. Odete!

E aqui chego ao assunto principal: “Não vos deixeis enganar por qualquer espécie de doutrina estranha” (Heb 13,9). O casal pode até ser simpático, mas que lástima, pregam uma doutrina falsa.

Uma das revistas deixadas “como encomenda” trazia na capa uma bela figura do sol nascente, já alinhado às nuvens tocadas pelo seu clarão e calor, em tonalidades de amarelo que me fez pensar: “como deve ser lindo o céu”. Não o céu “atmosfera” onde se movem astros e estrelas, que por si é belo, mas o céu, como herança prometida por Deus aos que o amam (cf. Rom 8, 28-30) e fazem Sua vontade (Cf. Mt 7,21).

Comecei a ler a matéria intitulada: “Todas as pessoas boas vão para o céu?” e um trecho dizia: “O homem foi criado para viver eternamente na Terra, e esse propósito de Deus ainda se cumprirá. A Bíblia promete que ‘os próprios justos possuirão a terra e residirão nela para todo o sempre’ (Sl 37: 39). Fica claro que os humanos não foram feitos para viver no céu.” (Não foram feitos para viver no céu!!!) E fora outros absurdos ali impressos.

Se nos voltarmos à liturgia tão rica deste segundo domingo da Quaresma, podemos ler na Epístola de Paulo aos Filipenses: “Há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo... e só pensam nas coisas terrenas. Nós, porém, somos cidadãos do céu.” (3, 18b.19c.20.)

Aqui está a segurança da nossa doutrina, firmada na Palavra interpretada à luz do Espírito Santo.

Quando a Igreja reza “Pai nosso que estais nos céus, professa que somos o povo de Deus já “assentados nos céus, em Cristo Jesus, escondidos com Cristo em Deus e, ao mesmo tempo, “gememos pelo desejo ardente de revestir por cima de nossa morada terrestre a nossa habitação celeste”(2Cor 5,2) – CIC art 2796.

Portanto, irmãos, irmãs, firmemos bem dentro do coração esta bela verdade: somos “Filhos do céu, “cidadãos do Infinito”.

Que neste tempo quaresmal possamos nos transfigurar em Cristo, ou pelo menos estar aos pés do Tabor, que é a própria Eucaristia e permanecer atentos à sua voz, buscar nos Sacramentos a força pra nossa restauração, porque nós sabemos que hão de vir os novos céus e a nova terra, e queremos estar lá, em uníssono proclamando: JESUS É O NOSSO SALVADOR!

"Os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai." (Mt 13, 43)

"Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem podem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós." (Rom 8,18)

"Vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo nossa vida, aparecer, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória." (Cl 3,3-4)

"Ninguém tenha medo de sofrer por causa da justiça ou duvide da recompensa prometida, porque é pelo trabalho que se chega ao repouso, e pela morte, à vida. O Senhor assumiu toda a fraqueza de nossa pobre condição e, se permanecermos no seu amor e na proclamação do seu nome, venceremos o que Ele venceu e receberemos o que Ele prometeu." (São Leão Magno)

E finalizando, reflita mais uma vez nesta bela Música: FILHO DO CÉU!
Meu fraterno abraço,
Ir. Patricia Souza, PMMI
Comunidade Nossa Senhora do Cenáculo - Barretos/SP

2 comentários:

  1. Irmã Patrícia,
    Maravilhoso texto, excelente reflexão.
    Mande-nos sempre bons textos como este.
    Deus a abençõe sempre.
    Aline Ferrari & André Lucas - Tecladista - Barretos/SP e

    ResponderExcluir
  2. Irmã Patrícia, com certeza se eles foram insistentes, suas palavras encontraram eco em seus corações... Quem sabe é a Própria Pessoa do Espírito Santo que os tem trazido ã nossa porta! Deus seja louvado. A Paz!
    Ir.Sandra Souza,pmmi - Comunidade Nossa Senhora do Cenáculo - Barretos - SP

    ResponderExcluir